Sobre a 11ª Jornada Empresarial


A 11ª Jornada Empresarial da Faculdade ALFA Umuarama ocorrerá entre os dias 24 a 27 de Agosto de 2020, trazendo diversas palestras das áreas de Educação, Gestão e Tecnologia da Informação em 4 dias de palestras e muito conhecimento.

Aproveite para fazer sua inscrição, este ano o evento será online e gratuito. Abaixo conheça nossa programação!

Faça já a sua Inscrição

Mais de 8.500 pessoas participaram das edições anteriores

Programação do dia 24/08 - Todas as Áreas

19h15min - CERIMONIAL DE ABERTURA

Direção e Coordenações da Faculdade ALFA

Israel Elias

19h45min - PALESTRA MAGNA DE ABERTURA

Prof. Israel Elias
Graduado em Análise de Sistemas e MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, é palestrante e ministra treinamentos na área de gestão e pessoas. Autor do livro Atitude Poderosa, tendo participado de diversos eventos abertos e online, atingindo milhares de pessoas, desenvolvendo temas como criatividade, inovação, atitude e motivação.

Programação do dia 25/08

Área de Educação

Carla Cristine Tescaro Santos Lino

19h - Alfabetização e Letramento para Estudantes Surdos

Carla Cristine Tescaro Santos Lino
Professora, Londrina - PR

É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP/Marília e participante do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais (DefSen) tendo como líder e orientador o Profº Drº Eduardo José Manzini. Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Norte de Paraná (UNOPAR) de Londrina e Mestrado Acadêmico em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. É Especialista em Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Especialista na área da surdez – Libras (RHEMA), Especialista em Neuropedagogia e Psicanálise (RHEMA) e Psicopedagoga Clínica e Institucional (ESAP) e atua como Psicopedagoga em Clínica Especializada. Professora Bilíngue (Português – Libras) na Sala de Recursos Multifuncional – Área da Surdez em Londrina pela SEED e Apoio Pedagógico e AEE nas redes municipal, estadual e particular de ensino. Atuou como Docente de Graduação e Pós Graduação na UNOPAR – Londrina (2006-2016) nas disciplinas de Libras e Linguagem Forense. Atua como Docente em cursos de Especialização nas áreas da Educação Especial, Psicopedagogia e Neuropedagogia. É voluntária no atendimento de Psicopedagogia Clínica no Projeto CASA em Londrina e supervisora de estágios na mesma área.

Área de Gestão

Marcelo Borowski Gomes

19h30min - Experiências Práticas de Gestão em Multinacionais: Governança Corporativa, Gestão de Risco e Compliance.

Marcelo Borowski Gomes
Diretor Executivo da Compliance Total

Marcelo possui mais de 25 anos de experiência como Executivo Sênior de Empresas Multinacionais e Nacionais no Brasil e na Europa. Hoje é Sócio e Diretor Executivo da Compliance Total. Por mais de 10 anos liderou, dentro das Unidades de Negócio pelas quais foi responsável, tanto a implementação como o gerenciamento de sistemas de Governança e Integridade Corporativa, bem como práticas de gestão de riscos e de controle interno para mitigação dos riscos empresariais de natureza estratégica, financeira, operacional e de Compliance. É engenheiro eletricista formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV do Rio de Janeiro e especialista em Business Administration pela Babson College. Lecionou por 5 anos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e atualmente é professor convidado de Compliance da FGV e FIA Business School para seus Cursos Extracurriculares e MBA Executivo. Sua comprovada experiência em Business Administration foi adquirida no Brasil América Latina e na Alemanha. Ocupou, neste período, posições de Diretoria Geral com foco em Gestão de Negócios responsável pelo Profit & Loss das unidades por onde passou, com destaque para a Siemens, onde atuou por mais de 20 anos, tendo inclusive participado, sob a liderança da área de Compliance a partir de 2008, da implementação do Sistema de Integridade em sua Área de Negócios.

Área de Marketing

Diogo Perussi

19h - Qual é o princípio básico do Marketing Digital?

Diogo Perussi
agência @beeuzproducoes

Graduado em Marketing, possui MBA em Gestão Estratégica de Empresas e especializações em Liderança Inovadora e Transformação Digital. Possui mais de 10 anos de experiência na área de Marketing Digital. Atualmente é sócio da agência @beeuzproducoes.

Área de Tecnologia da Informação

Tatiane Aguirres Nogueira

19h - Tecnologias & Desafios: a Vida de um Front-ender na Europa

Tatiane Aguirres Nogueira
Front-end Developer na Dept Agency - Utrecht - Holanda

Desenvolvedora front-end de Porto Alegre, Brasil. Eu ajudo outros(as) front-enders a criar apps incríveis com foco no usuário, para que eles(as) adquiram as skills certas para se tornarem desenvolvedores de alto nível e consigam projetos desafiadores. Eu moro na Holanda desde 2019 e encontrei meu lar aqui, entre tulipas, canais e stroopwafels. Estou sempre contribuindo com a comunidade na Holanda, no Brasil e no mundo, aprendendo e compartilhando conhecimento.

Pedro Henrique Mázala

20h - Apache Kafka e uma cachoeira de dados

Pedro Henrique Mázala
Senior Software Engineer na Usabilla - Amesterdã - Holanda

Graduado em Ciência da Computação pela Fagoc e com Curso Técnico de Informática Industrial / Automação pelo CEFET-MG. Trabalha desde 2009 com desenvolvimento de software. Sempre focou mais em linguagens de web. Apaixonado por automatização de processos repetitivos, tem uma queda grande por DevOps, otimização e segurança. É membro do grupo DevParana e já palestrou no The Developers Conference e PHP Conference. Atualmente é Senior Software Engineer na Usabilla na Holanda.

“Digito umas coisas aleatórias em uma tela preta nos Países baixos e uma galera paga meu salário por isso :upside_down_face: Mas todos sabemos que aleatoriedade não existe:exploding_head:”

Programação do dia 26/08

Área de Educação

Karla Priscilla Ferreira

19h - Tecnologia aplicada à Eduação para Séries Iniciais

Karla Priscilla Ferreira
Coordenadora de Tecnologia Educacional / Consultora EdTech

Vivo inquieta, incentivo, encorajo, desafio professores a olharem para um novo fazer educacional com o uso de ferramentas e recursos aliados ao desenvolvimento das competências e habilidade do século XXI, tornando o fazer pedagógico encantador, despertando o desejo e a paixão pela aprendizagem, levando sabor ao saber. Pedagoga com especialização em psicopedagogia e tecnologias na educação, atuo como Coordenadora de Tecnologia Educacional em uma Rede de Educação e como Consultora EdTech, estimulando, provocando, encantando educadores para que sejam criativos diante das demandas do Século XXI.

Área de Gestão

Claudia Malschitzky

19h30min - Liderança do Futuro: Potencializando o Lado Emocional pós pandemia.

Claudia Malschitzky
Diretora de Conteúdo da Great Place to Work- Regional Paraná

Profissional com solida experiência corporativa, atuando por 16 anos em banco internacional e 4 anos em projetos de cooperação técnica, 12 dos quais em cargo sênior desenvolvendo relacionamentos estratégicos voltados a implementação e execução de projetos e novos modelos, gestão de pessoas e equipes.

Construiu carreira pautada na expertise de Comunicação e vivencia internacional de 12 anos entre Europa e Africa. Atuou em diversas áreas como Marketing, Varejo e Sustentabilidade estruturando departamentos, gerindo equipes (facilidade em ambientes multidisciplinares) e orçamentos, elaborando executando e implementando planos de comunicação, destacando fortemente o planejamento estratégico. Atuou recentemente como Personal & Professional Coach reúnindo as habilidades de gestão de pessoas e planejamento de carreira, com projetos na Renault do Brasil, Banco HSBC e Moveis Campo Largo.

Graduada em Comunicação Social, com diversos cursos de aprimoramento profissional, pós Graduação em Gestão Empresarial e em Recursos Humanos e MBA em Marketing, GBA em Gestão de Projetos e Master em Comunicação Digital e duas especializações em coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching; Personal & Professional Coaching e Business Coaching.

Hoje ocupa desde 2016 o cargo de Diretora da Great Place to Work - Regional Paraná com a missão de “contribuir para a construção de uma sociedade melhor transformando cada organização em Great Place to Work.”. Responsável pelo Conteúdo e informações da Regional. Capacitação, analise, apresentações e workshops.
Faz parte do Grupo MEX – Mulheres Executivas do Paraná e tem parceria com a ABRH-PR.

Áreas de Tecnologia da Informação e Marketing

André Filipe de Aubeu Lourenço

19h - Como se adaptar em tempo de execução na crise.

André Filipe de Aubeu Lourenço
CTO e Business Developer Manager no aiqfome

Graduado em Sistemas para Internet e Especialista em Desenvolvimento para Internet e Dispositivos Móveis, André atua como CTO do aiqfome há 13 anos.

Rafael Souza

19h - Como se adaptar em tempo de execução na crise.

Rafael Santos
Head de Negócios e Expansão no aiqfome

Graduado Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela PUC-MG e Pós-Graduação pela FGV em Gestão de Negócios. Atua como Head de Negócios e Expansão no aiqfome.

Programação do dia 27/08

Área de Educação

Simone Martins

19h - Parâmetros de Qualidade na Educação à Distância

Simone Martins
Coordenadora e Professora

Doutora em Linguagens e Sociedade e atualmente está vinculada ao Programa de Pós-doutorado do Curso de Letras (Unioeste) – 2019. Mestra em Educação- EaD e Tecnologias Educacionais pela UEM, 2013. Graduada em Pedagogia/UNIPAR 1997, e graduada em Ciências Sociais pela Metodista de São Paulo 2011. É professora da rede municipal de Umuarama e coordenadora do polo UAB/UEM em Umuarama. Tem experiência em educação básica, arte educação, educação em saúde, educação a distância, educação ambiental, sociologia e literature-poesia.

Área de Gestão

Claúdia Bonatti

19h30min - Projetando o Futuro: Qual o papel do jovem na construção da sociedade cooperativa.

Claúdia Bonatti
Gerente de Desenvolvimento de Cooperativismo do Sicredi Vale do Piquiri Abcd/PR

Gerente da área de desenvolvimento do cooperativismo. Trabalha na cooperativa Sicredi há 15 anos. Com formação acadêmica em Comunicação, com habilitação em Radialismo. Antes de estar na Sicredi, atuou em televisão por 16 anos, no departamento de jornalismo da Emissora Difusora do MA e Tibagi do PR, ambas retransmissoras do SBT. E, na antiga NET de Umuarama, por 2 anos.

Vinícius Mattia

19h30min - Projetando o Futuro: Qual o papel do jovem na construção da sociedade cooperativa.

Vinícius Mattia
Doutorando em Desenvolvimento Rural e Sustentável

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável Unioeste - Campus de Marechal Candido Rondon- PR vencedor do prêmio World Council Young Credit Union Professionals – WYCUP

Área de Marketing

Thiago Mantavani

19h - Princípios básicos de texto e criação publicitária, e a criatividade aplicada ao marketing!

Thiago Mantavani
Diretor de Criação

É formado em Marketing pela Faculdade ALFA Umuarama. Trabalha com Marketing criativo, desing e branding

Satre Júnior

19h - Princípios básicos de texto e criação publicitária, e a criatividade aplicada ao marketing!

Satre Júnior
CEO e Diretor de Criação na Agir Agência

Satre Júnior é formado em Publicidade e Propaganda pela Unipar - Universidade Paranaense, com pós-graduação em Estratégias Criativas e especialização em Criação Publicitária.
Trabalhou como redator publicitário para as agências G/Pac, Heads, Exclam e Repense. Como profissional atendeu clientes como Boticário, Positivo, Volvo, Claro, entre outros.

Área de Tecnologia da Informação

Daiane Ávila

19h - Evoluindo stack frontend, migrando as bibliotecas de componentes para webcomponents com StencilJS

Daiana Ávila
Front-end Developer na Zenvia

Arquiteta de Software focada em Front-end. Certificada Oracle Professional Java SE Programmer. Especialista em Engenharia de Qualidade de Software, licenciada em Informática, bacharela em Ciência da Computação e formada em técnico de Informática Industrial. Com experiência na área de desenvolvimento de sistemas há mais de nove anos. Apaixonada por codificação e por compartilhar conhecimentos.

Marcelo Sales

20h - O que CX tem a ver com tecnologia?

Marcelo Sales
UX Designer no Itau

Designer, há 20 anos desenvolvendo produtos digitais. Hoje no time de Design Ops do Itaú com foco em UX e Acessibilidade. Criador do Guia WCAG (http://guia-wcag.com). Professor de Acessibilidade em cursos na ESPM e Belas Artes e Instrutor de Acessibilidade na Mergo User Experience. Membro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do W3C Brasil.

Rafael Trojan

20h - O que CX tem a ver com tecnologia?

Rafael Trojan
UX Designer no Itau

Designer, trabalhando há mais de 8 anos com design digital. Com pós em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. No itaú desde 2018, atualmente como CX em cartões colaborando com centralidade no cliente, olhar na jornada, criando interfaces viáveis, escaláveis e acessíveis.

Inscrições


A inscrição para a 11ª Jornada é gratuita! Basta inscrever-se para ter acesso as salas de palestras durante o evento. Será gerado um login com seu e-mail para que você receba as instruções de como acessar as salas nos dias das palestras





Realização


FAU

Parceiros